Por João Paulo Tilio, Paulo Taroco e Renato Campanari | Redação GE
• Dracena | SP
A semana que vai chegando ao fim foi repleta de novidades para o Dracena Futsal. Mudanças no elenco e no piso do Ginásio Alaor Ferrari, confirmação da presença do time na Liga Nacional (LNF) e o início da pré-temporada agitaram este começo de fevereiro.
Após a primeira conversa, primeiros treinos e exames, a sexta-feira (7) teve o técnico Oder Jefferson falando sobre as projeções para 2025. O goleiro Tiago Loose e o fixo Paulo Victor Xuxa também falaram. Nessas conversas, ficou claro que os dracenenses já entenderam bem qual o principal componente para encarar o retorno da equipe à LNF: a intensidade.
Oder Jefferson lembrou com detalhes a trajetória como treinador profissional. Em 2022, ele comandou o Terra Rica, na Série Bronze do paranaense. Justamente nesse período, por meio de um amistoso, conheceu a direção do Dracena. O técnico vai para sua primeira participação na principal disputa do país no futsal.
– É um time qualificado. E vamos para uma liga muito forte, muito difícil. É o meu primeiro desafio, e classifico que cada desafio [seguinte] é o mais difícil da carreira. A gente sabe da competitividade da liga, jogos sem favoritos, decididos nos detalhes, intensos.
O goleiro e capitão Tiago Loose, um dos remanescentes de 2024, garantiu que os primeiros dias de trabalhos foram, de fato, muito intensos. Assim como o treinador, o atleta dracenense falou sobre a necessidade de uma preparação no mesmo nível do grau de exigência a ser encarado.
– Sabemos que a temporada vai exigir muito. Por isso, tem sido uma semana muito intensa. Tenho certeza de que vamos fazer um ótimo ano.
Loose também teve perguntada a necessidade de adaptação ao novo piso do Alaor Ferrari. O goleiro ressaltou a busca para se moldar ao novo “quintal de casa”, mas disse acreditar em um tempo hábil para isso. A LNF ainda não divulgou o calendário oficial – nem a Liga Paulista de Futsal (LPF).
Por fim, tanto Loose quanto Xuxa falaram de outro elemento necessário para a tentativa de êxito na temporada recém-iniciada: o apoio da torcida no Alaor Ferrari. Xuxa lembrou que já havia atuado contra Oder Jefferson no futsal paranaense e destacou o estilo de jogo, também intenso, do treinador. Além disso, o fixo garantiu estar adaptado à nova casa, “uma cidade pequena, mas apaixonada pelo futsal”.
– Esperamos fazer uma boa temporada, para alegrar esse público de Dracena – disse o reforço ex-Cascavel e Brasília.