Era uma época difícil para a torcida colorada no Rio Grande do Sul. Se no futebol o rival Grêmio vivia uma era dourada, coube ao time de futsal do Inter levar uma grande alegria para o torcedor vermelho. Isso porque o time comandado dentro de quadra por Manoel Tobias e fora dela por Paulo César de Oliveira sagrou-se o primeiro campeão da Liga Futsal.
A primeira edição da Liga teve dez clubes jogando entre si em dois turnos na primeira fase. A partir dali foram disputadas as quartas de finais e semifinais, até a definição dos finalistas. A final foi realizada em uma melhor de três jogos.
Ao todo, de abril a julho, foram 105 jogos com 589 gols no total, com média superior a 5 gols por partida. O artilheiro foi outro destaque do time campeão: Ortiz, clássico pivô, balançou as redes 25 vezes. Na decisão, o Inter derrotou o Vasco com festa para mais de 15 mil pessoas no ginásio do Gigantinho. O terceiro jogo foi de goleada: 6 a 1 para os donos da casa.
Participaram do campeonato: AABB/Topper, Arsenal/Texaco, Corinthians/Lousano, GM/Chevrolet, Goiás/Futsal 2000, Inter/Ulbra, Palmeiras/Rhumell, São Geraldo/Minas, Tio Sam e Vasco/DalPonte/Unimed.