Itália e Geórgia se classificam com mais duas eliminatórias restantes – LNF

Jurij Bellobuono foi o herói da Itália nos pênaltis contra o Cazaquistão | Foto: UEFA

A Itália derrotou o Cazaquistão nos pênaltis, enquanto a Geórgia segurou a Eslováquia; Bélgica e Hungria lideram seus confrontos antes do jogo de volta de quarta-feira.

Itália e Geórgia estão classificadas para a final da UEFA Futsal EURO 2026, com os dois últimos play-offs terminando na quarta-feira.

Os oito melhores segundos colocados da fase principal se enfrentam em duas partidas para decidir as últimas quatro vagas na final, com a bicampeã Itália superando o Cazaquistão nos pênaltis e a Geórgia segurando a virada da Eslováquia na decisão de terça-feira. Na quarta-feira, a Hungria abre vantagem de 3 a 2 sobre a Romênia, e a Bélgica defenderá uma vantagem de 7 a 2 na Bósnia e Herzegovina.

Enquanto os dez vencedores dos grupos da rodada principal (incluindo a Eslovênia) avançaram diretamente para as finais para se juntar à Letônia e à Lituânia de 21 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, as oito equipes do play-off (os melhores segundos colocados) competem em quatro eliminatórias pelas vagas restantes.

Até agora, nas finais do Futsal EURO 2026

Armênia, Bielorrússia, Croácia, República Tcheca, França, Geórgia*, Itália*, Letônia (coanfitriã), Lituânia (coanfitriã), Polônia, Portugal (campeão), Eslovênia (coanfitriã), Espanha, Ucrânia

COB
A vitória da Eslováquia por 5 a 3 na segunda mão contra a Geórgia foi em vão | Foto: UEFA

*Vencedores do play-off

Segundas etapas

Terça-feira, 23 de setembro

Cazaquistão 3-2 Itália (ap, total: 4-4, Itália vence por 2-0 nos pênaltis)

Sem Douglas Junior, Leo e Birzhan Orazov para o jogo de ida, o Cazaquistão recebeu o trio de volta em Astana e marcou cedo com Dauren Tursagulov. Matheus Barichello restaurou a vantagem da Itália no agregado, mas Albert Akbalikov garantiu o empate no intervalo. Uma cobrança de falta de longa distância de Luis Turmena colocou a Itália na frente novamente, mas o escanteio cobrado por Edson desviou em Gabriel Motta e foi para o próprio gol, forçando a prorrogação.

Houve chances para ambos os lados, mas, pela primeira vez, um play-off de qualificação para a Eurocopa de Futsal foi para os pênaltis. O goleiro italiano Jurij Bellobuono defendeu chutes de Akbalikov, Arnold Knaub e Douglas Junior, e, embora Venâncio tenha acertado o travessão no segundo chute dos visitantes, Turmena e Gabriel Motta converteram seus chutes para ambos os lados, e o erro de Edson garantiu que a Itália mantivesse seu recorde de classificação para todas as edições da Eurocopa de Futsal, enquanto o Cazaquistão ficou de fora de um grande torneio pela primeira vez desde 2014.

Eslováquia 5-3 Geórgia (total: 6-7)

A Eslováquia vencia por 2 a 1 no intervalo, com Tomáš Drahovský marcando dois gols (tornando-se o artilheiro geral da classificação, com dez gols), um de cada lado, e outro de Giorgi Chimakadze. Pouco mais de cinco minutos depois, Giorgi Ghavtadze desperdiçou um pênalti da Geórgia e, logo depois, Marek Belaník reduziu a diferença agregada da Eslováquia para um gol.

Pouco depois da meia hora de jogo, Archil Sebiskveradze, autor de dois gols no jogo de ida, marcou novamente para a Geórgia e, um minuto depois, Irakli Todua ampliou o placar para 3 a 3. Patrik Zaťovič logo respondeu e, a menos de três minutos do fim, Sebastián Bačo reduziu a diferença para a Eslováquia, mas a Geórgia se segurou e garantiu sua segunda classificação consecutiva.

Quarta-feira, 24 de setembro

Romênia x Hungria (18h30, primeira partida: 2-3)

Bósnia e Herzegovina x Bélgica (20h00, primeira partida: 2-7)

Primeiras pernas

Sexta-feira, 19 de setembro

Bélgica 7-2 Bósnia e Herzegovina.

A Bélgica deu um passo rumo à sua primeira participação em uma final desde que sediou a competição em 2014, com uma grande vitória na cidade onde sediou a final: Antuérpia. Pouco depois da metade do primeiro tempo, Kenneth Vanderheyden marcou duas vezes em 34 segundos, e logo depois Marvin Ghislandi e Benneth Vaelen marcaram o quarto gol. Os dois gols de Srdjan Ivanković antes do intervalo para os visitantes intercalaram o gol de Jamal Aabbou para a Bélgica. Aabbou e Matteo Cordier aumentaram a vantagem no final.

Quinta-feira, 18 de setembro

Geórgia 4-1 Eslováquia

No encontro entre duas equipes que chegaram às quartas de final em sua estreia na fase final em 2022, a Geórgia parece estar em melhor posição para se classificar novamente. Sebiskveradze fez 1 a 0 no intervalo, Chimakadze ampliou a vantagem após o intervalo e, embora Bačo tenha reduzido logo em seguida, Sebiskveradze e Shota Tophuria marcaram em 39 segundos no final.

Itália 2 x 1 Cazaquistão

. A bicampeã Itália abriu o placar aos 15 minutos com Giovanni Pulvirenti e Julio De Oliveira ampliou pouco antes da meia hora. Chingiz Yesenamanov descontou, mas Higuita acertou a trave no final.

Hungria 3-2 Roménia

Baltazár Büki deu vantagem à Hungria no início da segunda parte. Robert Crișan empatou apenas para Büki e Sándor Máté Hadházi responderem antes de Sergiu-David Gavrila reduzir em Debrecen, onde a Hungria derrotou a Roménia num play-off épico para chegar à final de 2016.

O Cazaquistão venceu a bicampeã Itália por 4 a 1 na fase de grupos de 2022 e por 5 a 2 nas quartas de final de 2016.

A Hungria superou a Romênia em um emocionante play-off para chegar à final de 2016; no jogo de volta, Florin Matei completou seu hat-trick no início da prorrogação, mas Zoltán Dróth empatou aos 47 minutos e garantiu a vitória para o time da casa em Debrecen, faltando um segundo para o fim.

Em seu único encontro competitivo anterior, a Bósnia e Herzegovina derrotou a Bélgica por 2 a 1 em Sarajevo, em uma partida classificatória da rodada principal para a final de 2012.

Geórgia e Eslováquia nunca haviam se enfrentado competitivamente; ambas se classificaram pela primeira vez em 2022 e chegaram às quartas de final.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Base tricolor tem jogos decisivos fora de casa pelo Paulista neste fim de semana

Seis categorias entram em campo pelo mata-mata do Estadual A base tricolor tem seis jogos decisivos…

Deividy Hadson renova contrato com o Cascavel – LNF

Deividy Hadson comanda o Cascavel | Foto: Catve O Cascavel anunciou nesta quinta-feira (02) a…

Calendário de Pregões de Clubes – LNF

Vindo ao encontro de orientações do Tribunal de Contas da União para que seja promovida…