Jogo do Paranaense consagra parceria entre Capanema e Francisco Beltrão – LNF

• Francisco Beltrão | PR

Equipe do Marreco Futsal em seu primeiro jogo oficial na temporada 2025, em Capanema. | Foto: Bruno Cagnin

Como o Ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão, segue em reformas do novo piso, o Marreco jogou contra o Ampere, pela estreia da Série Ouro do Paranaense de Futsal (vitória beltronense por 5 a 1), na noite de sábado, 15, no Ginásio Arnaldo Busato, em Capanema.

No intervalo da partida, o presidente do Marreco, Luís Sérgio Lavarda, entregou uma placa ao prefeito de Capanema, Neivor Kessler, para agradecer a estadia neste período.

“É um enorme prazer estar jogando em Capanema no jogo número 400 do Marreco na história da Série Ouro do Paranaense, principal competição estadual do Brasil. É o momento de agradecer pela acolhida da cidade de Capanema, esperamos que seja uma parceria muito longeva entre o clube eo município. Estamos à disposição sempre, tanto da Prefeitura de Capanema, como da Acaf Futsal”, disse o presidente Lavarda.

“Quero agradecer ao clube e também toda a torcida de Francisco Beltrão que veio para Capanema. A gente fica feliz de nosso município ser a sede do Marreco nessas partidas do Paranaense. Capanema e Francisco Beltrão têm algo em comum, ambos os municípios eram pertencentes a Clevelândia, temos a história da Revolta dos Posseiros, que terminou em Francisco Beltrão em 1957, é o momento até para rever a história da nossa região

Também participaram do ato oficial no intervalo o vice-prefeito de Capanema, Edemir Zandomênico Júnior, com sua esposa Michaelli Zandomênico, a primeira dama do município, Maria Eliane Kessler, que também é responsável pela Secretaria Municipal da Família e Evolução Social, o Secretário Municipal de Esportes, Anderson Ricardo Nodari, o presidente da Associação Capanema Futsal (Acaf), Marcos Aurélio Signorini, e o assessor de imprensa da Prefeitura de Capanema, João Lorenzo Roso.

Dois municípios com a mesma idade

Francisco Beltrão e Capanema foram fundados pela mesma Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, sendo os dois municípios emancipados de Clevelândia. Mas a instalação ocorreu em 14 de dezembro de 1952. Só que um município comemora o aniversário na data da fundação e o outro na data de instalação, por isso que Capanema tem 73 anos e Francisco Beltrão tem 72.

Quem foi Arnaldo Busato?

O Ginásio Arnaldo Busato, em Capanema, é uma homenagem ao médico e político brasileiro, que se elegeu deputado estadual em 1962 com a quinta maior votação do Estado do Paraná. Ele se reelegeu deputado estadual em 1966 e em 1970 foi eleito deputado federal. Em 1978, ele foi o deputado federal mais votado do Paraná, com impressionantes 118.818 votos. Arnaldo Busato nasceu em Jaú (SP), formou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, em 1957, e faleceu em 1980, na capital paranaense, com apenas 45 anos de idade, após oito anos lutando contra o câncer. Ele teve atuação destacada no Sudoeste do Paraná, tanto que foi Cidadão Honorário dos municípios de Palmas, Coronel Vivida e Salto do Lontra. Arnaldo Busato foi Secretário Estadual de Saúde do governador Paulo Pimentel, avô do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e do governador Jayme Canet Junior, que é o nome do parque de exposições de Francisco Beltrão. Logo após terminar a faculdade, ele se estabeleceu em Clevelândia, no Sudoeste do Paraná.

Assembleia Legislativa do Paraná
Arnaldo Busato, nome do ginásio de Capanema, foi deputado estadual e federal pelo Paraná, foi médico em Clevelândia, Sudoeste do Estado, e faleceu aos 45 anos, em Curitiba, vítima de câncer. | Foto: Assembleia Legislativa do Paraná

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sem atuar pelo Santos, Neymar se emociona ao comprar carro de luxo; veja

Neymar está de carro novo. O craque do Santos desfilou sua 911 GT3 RS 992…

United x Tottenham: Europa League vira salvação após temporadas difíceis

Manchester United e Tottenham continuaram vivendo em seus próprios mundos paralelos, já que ambas as…

Ilze Scamparini fez “pegadinha“ com Pelé na Copa do Mundo de 1990

Destaque na cobertura da eleição do papa Leão XIV, a jornalista Ilze Scamparini, correspondente da…