É impossível falar do hexacampeonato do Jaraguá em 2025 sem destacar a figura de Leco. Por uma razão muito simples e matemática. O camisa 8 esteve presente em todas as conquistas e com o troféu levantado no último sábado, somado à taça com o Joinville, em 2017, ele se iguala a Índio com sete títulos de LNF.
No ano passado, Leco também foi personagem da decisão, mas de uma maneira bem diferente. Ele foi expulso na semifinal por colocar a mão na bola para salvar um gol. Na decisão única contra o Praia Clube, em Carlos Barbosa, sofreu de fora da quadra. Agora, contra o Corinthians, foi premiado com o terceiro gol dos 3 a 0, nos últimos segundos.
“Vocês não têm ideia do que é isso. Quando eu vi aquela bola batendo na rede, a Arena veio abaixo. É muita emoção e valida a nossa essência de entrega e dedicação. Parabéns para Jaraguá do Sul e a todo nosso torcedor que é demais”, comemorou o capitão, que foi a palavra mais forte no vestiário antes da partida.
No vídeo de bastidores divulgado pelo Jaraguá no dia seguinte à final, o Leco concentrado, de fala forte e veemente diante dos companheiros, nem parecia o jogador que no alto dos 41 anos vibrava como um “guri” fazendo brincadeira com o título recém conquistado dentro de casa: “Alegria porque são seis, sete, já nem sei mais quantas”.