O Liverpool dominou os rivais do Manchester City, neste domingo (1), ao vencer o duelo por 2 a 0, com gols de Cody Gakpo e Mohamed Salah, para abrir nove pontos na liderança da Premier League.
Além da folga confortável na corrida pelo título, os Reds ainda aumentaram a crise sobre o City de Pep Guardiola, que chega a seis jogos sem vencer, cinco deles com derrotas.
Esta é a primeira vez desde 2008 que o Manchester City perde quatro partidas seguidas pela Premier League, fazendo com que o atual campeão do mundo ocupe a quinta posição da tabela, 11 pontos atrás do Liverpool.
Liverpool poderia ter matado o jogo no início
Motivado pela vitória de meio de semana sobre o Real Madrid, pela Champions League, o Liverpool entrou com todo o gás no clássico e poderia ter matado a partida ainda no primeiro tempo, enfileirando chances.
O placar foi aberto aos 12 minutos, quando Trent Alexander-Arnold achou longo passe para Salah na ponta direita. O egípcio achou passe preciso para Gakpo apenas empurrar para o gol.
O 2 a 0 veio aos 33 minutos da etapa final, após Luis Díaz ser derrubado pelo goleiro Ortega — Guardiola barrou o brasileiro Ederson — e o árbitro marcar pênalti. Salah converteu, para a festa da torcida em Anfield.