Atenta sempre ao que acontece também fora das quadras, a LNF recebeu um convite do Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (Lagecom) da Escola de Educação Física e Esporte da USP para que fosse parceira de uma pesquisa ligada à gestão e governança dos clubes. O estudo está em curso e espera poder colaborar com a modalidade.
O professor Dr. Ivan Furegato Moraes, do Lagecom, é quem encabeça o projeto dividido em quatro etapas. A primeira foi justamente a pesquisa de estudos a respeito do assunto e constatou-se o que se imaginava. De fato, há poucos estudos e pouca produção acadêmica na área.
Na segunda parte, a pesquisa se estendeu aquilo que é divulgado pelos próprios 24 clubes da LNF 2024 no site da entidade, redes sociais e documentos para identificar práticas de ações e governança. O terceiro momento está em curso, como o próprio professor explica.
“Verificar junto dos clubes como é o processo de gestão e governança a partir do que pesquisamos. Elaboramos um questionário com os elementos analisados. Ele visa confirmar as informações pesquisadas e outras que não estão nos sites, SAP mais confidenciais”, observa Ivan.
A LNF funcionou como ponte entre o laboratório e os clubes, tendo a garantia de que os dados coletados são sigilosos justamente para que não haja exposição nem das pessoas participantes e nem das equipes. Assim que finalizada a terceira fase, haverá um tempo até a conclusão do estudo.
“A gente na academia vai gerar a informação para depois passar os resultados para a LNF e ela aos clubes. Para que a gente mostre o que cada um faz de positivo e o que pode ser melhorado”, completa o professor.
A LNF Cresol 2025 está em andamento, com o início da 5ª rodada nesta sexta-feira, às 18h. O Magnus recebe o Tubarão na Arena Sorocaba com transmissão ao vivo do BandSports, GOAT e LNFTV.