Por Victor Bhering, Bruno Pantarotto e Heloisa Durand | Meu Timão
• São Paulo | SP
O início de outubro foi marcado por um momento de luto no futsal corinthiano. O clube prestou solidariedade aos familiares de Marcelo Galli Purific, ex-preparador físico de goleiros do time, falecido recentemente. Companheiro de equipe entre 2022 e 2024, o arqueiro Lucas Oliveira lamentou a perda e destacou o impacto que o profissional teve no ambiente do grupo.
“A gente fica triste, pois foi um companheiro nosso aqui de muitos anos, foi uma fatalidade. Mas a gente reza para que ele esteja num bom lugar e que a alma dele esteja descansando”, disse o guarda-redes em entrevista coletiva após a classificação para as quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF).
Além da homenagem, Lucas também comentou sobre o difícil período que enfrentou na atual temporada. O goleiro sofreu uma lesão no punho e precisou ficar sete meses afastado das quadras, retornando apenas em 5 de julho, na partida contra o Esporte Futuro, pela 11ª rodada da LNF. O jogador relatou que esse foi um dos momentos mais desafiadores de sua carreira, exigindo paciência e dedicação na recuperação física. Durante o processo, ele ainda enfrentou um problema de saúde que o impediu de realizar atividades físicas, o que prolongou a reabilitação.
“Talvez essa tenha sido a temporada mais difícil para mim. Com certeza foi a que eu fiquei mais tempo fora. No ano passado, tive algumas lesões e também perdi alguns jogos, mas agora foram três meses afastado. Acho que até um pouco mais, por causa de toda a transição. Tive uma lesão no punho e um problema de saúde que me impediu de fazer qualquer exercício físico, então precisei passar por uma espécie de segunda pré-temporada”, declarou.
Lucas fez questão de agradecer à comissão técnica e aos colegas de posição pelo apoio no período de recuperação. Ele citou especialmente o assistente técnico Jonatas Bursaca, que acompanhou de perto seu retorno.
“Quero agradecer ao pessoal da comissão, principalmente ao Jonatas que esteve sempre ao meu lado. Ele dava o treino para o grupo e depois preparava um treino separado para mim. Muitas vezes, até no dia do jogo, a gente vinha treinar e ele fazia esse trabalho específico. Agradeço também aos outros goleiros, o Koji e o Kelvin, que têm me ajudado muito. A gente, além de trabalhar junto e se cobrar, é muito amigo. Então, fica meu agradecimento a todos eles”, afirmou.
O arqueiro também lembrou sua trajetória no clube, que começou nas categorias de base. Após passagens pelo Sub-17 e Sub-20, Lucas retornou ao Corinthians como profissional em 2022, após atuar pelo Magnus Sorocaba. Ele destacou o orgulho de defender novamente o time do Parque São Jorge.
“Joguei aqui no Sub-17 e um pouco no Sub-20, mas o nível adulto é diferente, não é? Quando veio o convite, eu não pensei duas vezes, aceitei na hora. Porque, na verdade, não é apenas um convite: é uma convocação, é uma intimação para você vir e vestir esta camisa”, disse.
Com o avanço na LNF, o goleiro comentou ainda sobre o revezamento entre os arqueiros do elenco, especialmente com Kelvin, que vive boa fase. Segundo Lucas, o planejamento das partidas depende da rotina de treinos e das decisões do técnico Fernando Malafaia.
“Hoje tive cãibras nas duas pernas — nas coxas e nas panturrilhas. Agora, o foco é descansar. A parte mental também precisa estar forte e experiente. Fico satisfeito que os jovens que estão entrando vêm mostrando uma boa maturidade”, iniciou.
“Ainda não há nada definido. A decisão dependerá da semana de treinos e das conversas entre Malafaia e Jonatas. Um treino eleva o nível do outro, e isso é importante para que ninguém se acomode. Mas o que importa é que quem está jogando vem se destacando, e é exatamente essa competitividade que precisamos”, completou.
Agora, enquanto aguarda a definição do adversário na próxima fase da Liga Nacional de Futsal, o Corinthians volta a disputar o Paulista de Futsal. O Timão enfrenta o Pulo Campinas, no dia 23 de outubro, às 19h, pelas quartas de final do torneio estadual, em jogo que marca mais uma oportunidade para o time manter o bom momento e seguir vivo em duas frentes na temporada.