O ex-capitão e técnico do Manchester City, Tony Book, faleceu aos 90 anos na segunda-feira (13). A morte foi anunciada pelo clube inglês nesta terça-feira (14).
Book chegou ao Manchester City em 1966, aos 31 anos, e tornou-se capitão no ano seguinte. Durante sua trajetória como jogador, ajudou o time a conquistar cinco grandes troféus: o título da Primeira Divisão (1967/68), uma Copa da Inglaterra (1969), a Taça da Liga Inglesa (1970) e a Taça dos Vencedores das Taças da Uefa (1970).
Após aposentar as chuteiras em 1974, Book assumiu como técnico, onde viveu um período de grande sucesso entre 1974 e 1979. Durante sua gestão, liderou o time à vitória da Taça da Liga Inglesa em 1976 e ao segundo lugar da Primeira Divisão na temporada seguinte.
“Por quase 60 anos, Tony ajudou a moldar o Manchester City, não apenas pelo que fez como jogador, capitão e técnico, mas pela maneira como conduzia sua vida”, disse Khaldoon Al Mubarak, presidente do clube.
“Suas esperanças e ambições pelo clube eram equiparadas apenas à sua incrível humildade diante de suas conquistas significativas. Ele será sempre lembrado pelos nossos torcedores como um homem que ajudou a estabelecer as bases sobre as quais foi possível construir o nosso sucesso sem precedentes”, completou.
Book começou sua carreira aos 21 anos, passando por equipes como Frome Town, Bath City, Toronto City e Plymouth Argyle antes de ingressar no Manchester City.
Como forma de homenagem, as bandeiras no Etihad Stadium e na City Football Academy, CT do clube, foram baixadas a meio-mastro.