Não sou mais a criança selvagem – LNF

Antia Perez destaque da Espanha | Foto: FIFA

Este foi um ano marcante na vida de Antía Perez. Ela deixou o Burela há alguns meses, após três temporadas, durante as quais o clube desempenhou um papel fundamental em seu crescimento pessoal. Tendo acumulado uma impressionante lista de títulos e se consolidado como uma figura-chave para a Espanha, ela agora está pronta para participar da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA.

“Quando falo da Copa do Mundo, fico arrepiada”, disse Antia à FIFA. A emoção está à flor da pele, embora ela permaneça cautelosa, pois sabe que a lista final de convocados da técnica Claudia Pons ainda não foi definida. No entanto, isso não a impede de sonhar em desembarcar nas Filipinas e competir pela glória.

Este foi um resultado que ela não previu quando começou a jogar futebol com a cabeça de uma boneca que ganhou. “Meus pais disseram: ‘Bem, talvez devêssemos inscrevê-la no futsal’”, explicou a jogadora de 25 anos. “A partir daí, eu me diverti muito. Tenho uma família apaixonada por futebol, então sempre estive por perto.”

FIFA: Como você se sente com a Copa do Mundo tão próxima e o anúncio da convocação chegando?

Antía Perez: Estou nervosa, para ser sincera. A final está chegando, e espero ser escolhida para ir com a Espanha, para lutar por aqueles que ficaram de fora, aqueles que não estão aqui e aqueles que nos ajudaram por tanto tempo, tornando esta oportunidade possível.

Você se tornou uma jogadora fundamental da seleção nacional no último ano e meio. Como você evoluiu como jogador?

Devo muito ao Burela e aos jogadores com quem joguei lá. Dividi o campo com grandes jogadores de futsal, e jogar ao lado de pessoas tão talentosas é uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Tentei absorver tudo de positivo que aqueles jogadores pudessem me ensinar. Eu costumava observá-los quando era mais jovem e me maravilhava com eles.

FIFA
Antia Perez em ação pela Espanha | Foto: FIFA

Qual foi a maior melhora que você fez como jogador depois de duas lesões graves?

Minha maior mudança foi na minha maneira de pensar. Amadureci muito por causa dessas duas lesões. Quando cheguei a Burela, me tornei muito mais maduro. Virei um jogador meio “veterano”, apesar de jovem. Já vivi muita coisa e espero continuar aproveitando por muito mais tempo. Tudo o que passei me ajudou a ter um pouco mais de compostura em campo. Não sou mais a criança selvagem.

A Espanha sabe que enfrentará Tailândia, Colômbia e Canadá, mas além da fase de grupos, há algum time que você gostaria de enfrentar em particular?

Claro. Eu adoraria jogar contra o Brasil. Eles jogam um futsal incrível, e é sempre um prazer competir contra jogadores tão talentosos. Temos que enfrentá-los quase toda semana aqui na Espanha. Eu gostaria de jogar contra eles porque já existe essa rivalidade aqui no campeonato nacional, e levá-la para o cenário internacional seria uma boa adição.

FIFA
Brasil é um dos favoritos no Mundial | Foto: FIFA

Espanha, Brasil e Portugal são os três favoritos. Você concorda ou acha que há outros concorrentes na disputa?

Não dá para escolher favoritos em uma Copa do Mundo, porque qualquer um pode te eliminar, como já vimos antes. As seleções nacionais presentes no torneio estão melhorando a cada dia. Veja o Marrocos, por exemplo. Jogamos contra eles no ano passado, e este ano eles deram um salto. Acho que não podemos subestimar ninguém. É preciso encarar cada seleção com humildade.

Anita Luján é uma das jogadoras que mais mereciam jogar a Copa do Mundo. O quanto você se sente mal por Anita após a lesão?

É sempre um choque quando alguém com quem você se importa tanto quanto Anita, nossa capitã, se machuca. No entanto, essas coisas acontecem, e temos aquela união que nos ajuda a superar todas as adversidades. Esta situação não é exceção. Vamos para as Filipinas lutar por Anita e por todos aqueles que não puderam comparecer.

FIFA
Espanha quer buscar o título no Mundial | Foto: FIFA

Você jogou ao lado da Emilly no Burela. O que você acha dela como jogadora?

Ela é uma jogadora incrível. É uma loucura. Nunca vi uma jogadora como ela antes. Ela é fisicamente impressionante, finaliza bem, tem uma ótima cabeça e adora competir e vencer. Tive a sorte de compartilhar três anos maravilhosos com essa jogadora excepcional no Burela, e realmente aprendi muito com ela e seu jogo. É uma honra jogar ao lado dela e um privilégio enfrentar jogadoras desse calibre.

A Colômbia tem um fenômeno de 20 anos. O que você acha da Nicole Mancilla como jogadora?

O futuro dela parece excepcionalmente brilhante. Ela está demonstrando isso. Ela está construindo seu nome, e acho que ela precisa continuar com o bom trabalho. Espero poder jogar contra ela pela primeira vez e ter aquela rivalidade de vinte e poucos anos.

FIFA
Colômbia está no grupo da Espanha | Foto: FIFA

Há algum outro jogador chamativo que você gostaria de ver no cenário mundial ou de enfrentar?

Das minhas companheiras de equipe, a Peque sempre se destaca para mim. Tiro o chapéu para ela por tudo o que faz. Ela é um exemplo internacional. É uma jogadora incrível, com um espírito competitivo contagiante que contagia todos ao seu redor. Admiro-a como uma jogadora completa que me faz querer melhorar a cada dia.

FIFA
Espanha chega forte para o Mundial | Foto: FIFA

Fora do meu país, eu escolheria a Ana Luiza. Seus pés são como varinhas mágicas. Ela é imparável. Tentaremos pará-la, mas ela é implacável. É ótimo vê-la jogar. Seu estilo de futsal é lindo de se ver. Ela tem aquela magia do samba brasileiro que as pessoas querem, mas não podem ter, e isso vem naturalmente para ela. A maneira como ela se movimenta, joga, dribla, marca gols, comemora e dança é uma delícia de assistir.

Agora que você nos contou as melhores coisas sobre todos os outros, e você, como se classificaria neste momento da sua carreira?

Sinto que estou no meu melhor agora. Estou muito forte mentalmente, e força mental e desempenho atlético sempre andam de mãos dadas. Faço o meu melhor todos os dias para melhorar; não me contento com desempenhos passados.

Como você descreveria esta seleção da Espanha?

Esta seleção espanhola gosta de jogar futsal. Temos dois estilos de jogo muito claros e eficazes. É um estilo de futsal bastante atraente, mas eu diria que nossa força está na defesa. Nossa equipe está entre as melhores na defesa e na pressão, o que é resultado do trabalho árduo da comissão técnica. Como equipe, também temos muita fome de garra e somos capazes de superar as adversidades. Esta equipe vai dar trabalho a qualquer um.

Por fim, como você vê o desenrolar desta primeira Copa do Mundo?

Quando penso nisso, tenho a sensação de que o que estou imaginando não será nada parecido com o que realmente vivenciaremos lá. Serão dias maravilhosos em termos esportivos, porque, no fim das contas, é a Copa do Mundo. Mágico seria a palavra para descrever. Não será fácil, porque temos muitas partidas pela frente, mas, ao mesmo tempo, acho que será ótimo. Todas as seleções farão de tudo para vencer a Copa do Mundo. Espero poder curtir tudo de perto. Mal posso esperar para chegar lá.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Joinville goleia Russo Preto na 2ª rodada da Copa Sul de Futsal – LNF

Por Por Bruno Atanazio | GE   • Florianópolis | SC Joinville goleia Russo Preto…

o torneio de futsal na cadeia que dá prêmios inusitados aos campeões – LNF

Torneio é organizado desde 2021 e ocorre periodicamente no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.…

Cascavel goleia o Ampére e avança às quartas de final da Série Ouro – LNF

Cascavel agora encara o Marreco | Foto: Luan Schmainski O Cascavel confirmou sua vaga nas…