Estudo exclusivo realizado pela Croma Consultora e intitulado Influenci@dores, mostra que 22% dos entrevistados afirmaram que seguem influenciadores esportivos.
Neymar Jr., atual jogador do Santos, foi o mais lembrado por 10% dos respondentes como quem mais influencia no esporte. Neymar possui atualmente mais de 229 milhões de seguidores apenas no Instagram.
Sua trajetória esportiva motiva crianças e adolescentes a sonhar com a profissão “jogador de futebol”. Marcado por polêmicas pessoais, Neymar mostra que não se abate e está pronto para mais uma temporada.
Cazé
Casimiro Miguel (Cazé TV) é o segundo influenciador mais importante no esporte de acordo com os entrevistados com 7%. Torcedor fanático do Vasco da Gama, o apresentador, influenciador, comentarista, humorista e streamer brasileiro já passou por emissoras como Esporte Interativo (hoje TNT Sports), SBT até criar a Cazé TV e alcançar números recordes de acessos simultâneos em suas transmissões.
Na terceira colocação, está o português Cristiano Ronaldo, atualmente, jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita. Acumula mais de 651 milhões de seguidores em sua conta oficial no Instagram, casado com a influenciadora Georgina Rodrigues desde 2016 e pai de cinco filhos.
Considerado o maior artilheiro da Eurocopa com 14 gols, Cristiano preza por postagens sempre em família, curtindo férias e claro mostrando as suas conquistas pelo mundo.
Rebeca Andrade, atleta e ginasta brasileira, bicampeã olímpica e maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos, foi a esportista feminina mais lembrada pelos entrevistados com 4%.
A sua popularidade cresceu após as conquistas das medalhas em 2023 e nas Olimpíadas de Paris em 2024. Sua representatividade e força emocionou todo o país e faz de Rebeca, hoje, além de excelente atleta, uma influenciadora desejada pelas marcas. Adidas, Parmalat, Vult Cosméticos, Caixa, Havaianas, Riachuelo, entre outras, já tiveram a ginasta em suas campanhas.
A lista ainda traz nomes como: Fred Bruno (4%) apresentador do Globo Esporte, Sport Clube Corinthians Paulista (3%), Vini Júnior, jogador de futebol (2%), TNT Sports (2%), Rayssa Leal, skatista brasileira (2%), Lionel Messi (2%), Denilson Show, apresentador (2%), Popó Freitas, ex-lutador de Boxe (2%), Pedro Scooby surfista brasileiro (2%), Julio Cocielo, influenciador (2%), Jacqueline do Vôlei (2%), Clube de Regatas Flamengo (2%).
Foram ouvidos 1009 brasileiros, entre os dias 19 e 25 de novembro, de 2024. Resultados ponderados para representar o total da população brasileira. Margem de erro de 3 p.p e nível de confiança de 95%.
O estudo ainda mostra que o WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, especialmente dominante entre as X (83%) e Y (82%).
O Instagram, por sua vez, ocupa uma posição de destaque entre os mais jovens. Ele é mais popular entre a Gen Z com 69% de preferência e compartilha essa relevância com os Millennials: também com 69%.
Mais da metade dos brasileiros segue algum influenciador digital. A Geração Z é a que mais segue, com 74%. 1 em cada 5 influenciadores seguidos nas redes sociais realmente impacta a vida dos seguidores.
Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador do estudo, autenticidade e atratividade do conteúdo são fatores-chave para a relevância dos influenciadores. “A falta de autenticidade é o principal motivador para o abandono de um influenciador digital. Assim como comportamentos e atitudes inadequadas, baixa qualidade do conteúdo apresentado e ser repetitivo. Quando o influenciador investe e entende a importância destes itens citados, as suas redes crescem não só em números, mas em qualidade”, disse.
Efeito Neymar
O Santos registrou crescimento em todas as suas redes sociais desde a chegada de Neymar, em janeiro deste ano. O Alvinegro ganhou mais de 10 milhões de novos sócios em apenas dois meses, um recorde na história do clube. Os dados são da edição de abril do “Ranking Digital dos Clubes Brasileiros” IBOPE/Repucom.
Hoje, o alcance digital do time da Vila chega a 24 milhões de fãs, à frente dos rivais Palmeiras e o São Paulo.