Ontiveros: ‘Argentina tem boas chances de terminar entre os três primeiros’

Anita Ontiveros da Argentina | Foto: FIFA

O hino nacional argentino ecoou pela Arena Sorocaba, em São Paulo, como uma batida de coração compartilhada. Com as vozes firmes e os olhos brilhando, as jogadoras argentinas deram os braços e cantaram com orgulho. Era a final da Copa América contra o Brasil. O placar ainda não estava definido, mas a Argentina já havia garantido sua vaga na primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™. Anita Ontiveros marcou para garantir a vitória de virada sobre o Paraguai, que garantiu ingressos.

O pivô disse à FIFA : “O impacto será ainda maior quando chegarmos às Filipinas e dissermos: ‘Conseguimos’. Acho que não percebemos o quão grande isso é. Temos orgulho de vestir esta camisa e de ser argentinos. Somos jogadores humildes que trabalham duro nos bastidores para dar o nosso melhor e, acima de tudo, somos respeitosos.” No final das contas, foi o Brasil quem saiu vitorioso na final da Copa América. “Esse tipo de jogo é sobre os pequenos detalhes”, disse Ontiveros. “Não fomos clínicos o suficiente na frente do gol. Isso não quer dizer que não estamos dando valor ao Brasil, que é uma grande equipe. Jogamos muito bem no primeiro tempo, mas acho que o nervosismo e o cansaço nos venceram no segundo tempo.”

A competição pegou o argentino de surpresa devido ao alto nível das equipes da região, apesar de algumas delas não terem ligas nacionais. A competição teve uma atmosfera diferente porque as vagas para as Filipinas 2025 estavam em disputa, e foram conquistadas por Argentina, Brasil e Colômbia. “Estou animado, feliz, nervoso… é uma mistura de emoções”, continuou Ontiveros. “Outro dia, compartilhei uma publicação sobre como faltavam apenas 100 dias. E eu pensei: ‘Meu Deus, faltam apenas 100 dias!’ É um longo caminho, mas ao mesmo tempo não é quando há tanta expectativa. Esperamos tanto tempo para que isso acontecesse.”

O último acampamento de treinamento incluiu alguns amistosos em casa, o que ajudou a identificar áreas de melhoria individual e coletiva. Também lhes deu um impulso de energia, com a torcida local torcendo por elas com cada vez mais entusiasmo. “A melhor parte é ver as meninas mais novas jogando e vindo assistir aos jogos”, disse Ontiveros. “Isso torna tudo ainda mais agradável. Eu adoro isso. Quando criança, era difícil conseguir tanto apoio e publicidade. Quando comecei a jogar, era difícil conseguir apoio assim. Costumava ter umas 30 pessoas assistindo a uma partida, e agora você vê estádios lotados.”

FIFA
Anita Ontiveros ao lado das companheiras | Foto: FIFA

A nativa de Mendoza começou a jogar depois de ver seus irmãos. “Eu achava que meninas não jogavam futebol até ver uma garota conhecida do meu irmão jogando”, explicou Ontiveros. “Aí, ouvi falar de alguns times dos quais eu poderia participar. Foi aí que comecei a olhar para a situação de forma diferente e quis ir além.” Anita evoluiu muito desde então. Ela costumava jogar futebol de 11 na Argentina e no Chile, mas quando voltou para Mendoza, voltou sua atenção para o futsal, que a levou para o Brasil e depois para a Espanha, onde joga atualmente. Agora, ela está pronta para se juntar ao seu novo time da Galícia, o Estela Cortegada, que foi recentemente promovido para a segunda divisão.

A jornada não foi fácil, e a decisão exigiu um sacrifício em termos de distância. Ela já havia recusado uma chance de jogar na Itália, mas não estava disposta a deixar escapar outra oportunidade de perseguir seu sonho. “O momento era perfeito para mim”, disse ela. “Eu tinha um pouco mais de experiência e uma melhor compreensão de como as coisas funcionam, então decidi sair em 2021. A liga e os jogadores são extremamente competitivos [na Espanha]. Você não pode relaxar. Você tem que se esforçar nos treinos e sempre dar 100%. Há momentos em que você não está no seu melhor. Estar longe de casa e lidar com lesões tem sido difícil para mim. Aprendi a ser paciente, a apreciar o processo e a não querer tudo imediatamente.”

FIFA
Argentina carimbou no Brasil o passaporte para a Copa | Foto: FIFA

A classificação para esta Copa do Mundo é uma recompensa para ela. “Costumo dizer a mim mesma: ‘Os sonhos se realizam para aqueles que perseveram’. Eu perseverei todo esse tempo e espero que tenha chegado a hora de representar a Argentina em novembro.” Atualmente, ela joga ao lado de Luciana Natta, indicada ao prêmio de Melhor Jogadora do planeta em 2024.

“Eu sempre digo a ela que ela é uma jogadora incrível”, disse Ontiveros. “Ela é muito talentosa, lê bem o jogo e toma decisões inteligentes. Sempre brincamos que ela deveria tentar jogar no exterior para dar um passo adiante. Acho que seria ótimo para ela. Ela traz muito para a mesa técnica e taticamente, mas acima de tudo, ela eleva o espírito de equipe. Sua energia juvenil e empatia com todas as jogadoras a fazem se destacar das demais e motivam o time.” Durante sua passagem pela FSF Castro, Ontiveros jogou ao lado da talentosa brasileira Camila, a Melhor Jogadora Feminina de 2023. “Ela é uma jogadora de primeira classe e muito afiada. Ela é tecnicamente talentosa e fisicamente forte. É ótimo jogar com uma jogadora tão competitiva que constantemente tenta extrair o melhor de você.”

FIFA
Duelo com o Brasil foi em Sorocaba | Foto: FIFA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ontiveros: ‘Argentina tem boas chances de terminar entre os três primeiros’

Anita Ontiveros da Argentina | Foto: FIFA O hino nacional argentino ecoou pela Arena Sorocaba,…

o maior artilheiro de todos os tempos da competição de clubes de futsal do Futsal EURO e da UEFA – LNF

Ricardinho é lembrado como um dos principais nomes da história da modalidade. | Foto: Jure…

Brasil estreia nesta quarta-feira no Torneio Internacional de Futsal; veja a agenda completa – LNF

Por Por Bruno Atanazi| GE • Xanxerê |SC Seleção brasileira em preparação para o Torneio…