Pesquisa realizada pelo PoderData mostra que 69% dos torcedores aprovam o formato de disputa do Paulistão Sicredi e 79%, as transmissões dos jogos da competição.
Os dados são resultado do levantamento realizado pela empresa de pesquisa que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo, a pedido da FPF (Federação Paulista de Futebol).
A pesquisa foi realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 102 municípios no estado de São Paulo.
As transmissões do Campeonato Paulista são produzidas desde 2022 pela FPF e exibidas ao vivo na Record, no YouTube, na TNT e no Paulistão+. São aprovadas pela maioria dos torcedores (8 a cada 10), sendo que 13% desaprovam e 8% não souberam responder.
O formato da disputa, aprovado por 7 a cada 10 torcedores, recebeu avaliação contrária por 15% (que desaprovam); outros 16% não souberam responder.
A pesquisa, a pedido da FPF, considerou apenas pessoas que disseram acompanhar jogos pela TV ou nos estádios.
Marcas parceiras
A aprovação do público também se reflete nos números de audiência e receita. Em 2025, o campeonato fez história ao alcançar um recorde: 19 marcas parceiras, tornando-se a edição mais bem-sucedida em termos comerciais, segundo dados da federação.
O Paulistão Sicredi 2025 garantiu à Record a liderança de audiência em 9 jogos, até a 1ª partida da final, conforme a FPF. O 1º Derby paulista –nome popularmente conhecido pelos confrontos entre Corinthians e Palmeiras– da final registrou um aumento de 33% de audiência em relação à decisão do ano passado.
Segundo dados da Kantar Ibope, a Record conseguiu 23 pontos de média e 26 pontos de pico durante o jogo de ida da final na Grande São Paulo –mais do que o dobro da 2ª colocada, que alcançou 10 pontos de audiência.
Ainda na Grande São Paulo, a audiência da Record aumentou 31% em relação ao Paulistão Sicredi 2024, considerando a média parcial da competição até o 1º jogo da final.
No ambiente digital, o sucesso também é absoluto. A 1ª partida da final, no último dia 16, no Allianz Parque, alcançou 8,5 milhões de dispositivos na CazéTV, no YouTube, e se tornou a transmissão com o maior alcance da história do futebol brasileiro na plataforma, explica a FPF.
Esse também foi o maior Paulistão Sicredi da história do YouTube, com crescimento de 92% na audiência média em relação aos anos anteriores e 30 milhões de dispositivos alcançados com as transmissões. A atual edição registrou 3 das 5 maiores audiências da história do futebol brasileiro no YouTube.
O recorde da TV paga, na TNT Sports, também é histórico. O Dérbi entre Palmeiras e Corinthians, na 1ª fase, obteve a maior audiência do Paulistão Sicredi desde 2016 na TV paga.
O clássico registrou a maior audiência do ano na TV paga até o momento, contando todos os canais. Em todo o campeonato, a TNT registrou aumento de 20% neste Paulistão em relação à edição 2024, considerando os jogos envolvendo Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Desde o início do novo modelo de transmissões, em 2022, o Paulistão Sicredi alcançou o valor de R$ 1 bilhão distribuído aos clubes. Apenas na edição 2025, os 16 clubes participantes arrecadaram mais de R$ 400 milhões, além dos valores em bilheteria e outras receitas.
Nos últimos 10 anos, a média de público do campeonato mais do que dobrou: passou de 5.725 pagantes em 2014 para 12.251 pagantes na edição de 2025.
Vigente desde 2014, a fórmula de disputa do Paulistão prevê a divisão em 4 grupos com cabeças de chave e 12 rodadas na 1ª fase, além de jogos eliminatórios nas quartas, semifinais e finais.
Metodologia da pesquisa
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.