• Home
  • Principal
  • Por onde andam os artilheiros das últimas edições da Copinha?

Por onde andam os artilheiros das últimas edições da Copinha?

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é amplamente conhecida por revelar jovens promessas para o mundo, no entanto, a distância entre o sucesso e a realidade para os jovens que são revelados pelo torneio, tem uma boa disparidade. Confira abaixo por onde andam os artilheiros das últimas cinco edições da Copinha:

2024 – Jardiel (Grêmio) – 9 gols marcados

Jardiel foi o goleador máximo da última edição da Copinha. Foram nove gols marcados em seis partidas. O centroavante acabou eliminado com o time gaúcho nas oitavas de final da competição, mas ainda assim não foi ultrapassado. Aos 19 anos, o jogador está participando da atual edição. Na estreia, marcou na vitória do Grêmio sobre o Vitória da Conquista. O jogador é visto como um dos bons valores da base do Tricolor.

Jardiel foi o goleador da Copinha em 2024, com 9 gols. — Créditos: Renan Jardim/Grêmio

O jogador tem um jogo pelo profissional e contrato válido até o fim de 2027. Será que Gustavo Quinteros irá aproveitar o jogador no elenco profissional em 2025?

2023 – Ruan Ribeiro (Palmeiras) – 8 gols

Ruan Ribeiro foi, ao lado de Estêvão, o grande nome do Palmeiras na conquista do título da Copinha em 2023. Os oito gols marcados em sete jogos colocaram o jogador como o maior artilheiro do Verdão em uma edição do torneio, superando os números de Endrick (7 gols).

Apesar disso, o atacante não conseguiu se manter no clube. Depois da Copinha, acabou sendo emprestado ao FK Valmiera, da Letônia. Por lá, foram sete gols marcados em 32 jogos. De volta ao Brasil, teve passagem apagada em novo empréstimo, desta vez para o Paysandu, com dois gols em 33 partidas.

Ruan Ribeiro comemora gol pelo Palmeiras na final da Copinha de 2023 contra o América-MG — Créditos: Marcos Ribolli

No fim do ano passado, o contrato com o Palmeiras terminou e não foi renovado. Com 21 anos, Ruan Ribeiro jogará o Campeonato Paulista de 2025 pela Inter de Limeira.

2023 – Werik Popó (Oeste) e Figueiredo (Vasco) – 8 gols

Dois jogadores dividiram a artilharia da Copinha em 2022. Werik Popó marcou oito vezes defendendo o Oeste, time paulista de Barueri. Os oito gols marcados em seis jogos chamaram atenção do Bragantino, que comprou o jogador logo depois do torneio.

Werik Popó atualmente está no Criciúma, após rodar por diversos clubes. — Créditos: Divulgação/Criciúma

Popó não conseguiu se firmar no time de Bragança Paulista, onde fez 21 jogos e marcou sete gols entre o time principal e o sub-23. A partir daí, acumulou seguidos empréstimos para Suwon (Coreia do Sul), Juventude e Criciúma, seu atual clube.

Figueiredo foi o outro artilheiro da edição da Copinha em 2022. O atacante teve mais sorte, foi promovido ao elenco profissional do Vasco na sequência da Copinha e entrou em campo 68 vezes entre 2022 e 2023, marcando quatro gols. Na temporada passada, acabou emprestado ao Coritiba, onde fez 42 jogos e marcou apenas dois gols.

Figueiredo acertou com o América para 2025 — Foto: Divulgação/América

Aos 23 anos, Figueiredo atuará em 2025 no América-MG. O vínculo com o Vasco termina no fim do ano.

2020 – Felipe Micael (Mirassol) – 10 gols

Os dez gols marcados pelo Mirassol fizeram Felipe Micael deixar o Brasil para atuar no Beerschot, da Bélgica, logo depois da Copinha. No entanto, o jogador sequer entrou em campo pela equipe e acabou sendo emprestado ao Al-Hilal, dos Emirados Árabes.

Felipe Micael, do Mirassol, artilheiro da Copinha, foi vendido para o Beerschot, da Bélgica, por 500 mil euros — Foto: Instagram/Mirassol FC/Divulgação

De volta ao Brasil, passou por Ceará, Cascavel, Athletic, Boa Esporte, União Suzano, Costa Rica e desde a temporada passada atua no Muang Trang United, da terceira divisão tailandesa. Felipe Micael tem 23 anos.

2019 – Gabriel Novaes (São Paulo) – 10 gols

A artilharia da Copinha em 2019 rendeu ao atacante Gabriel Novaes a oportunidade de jogar no Barcelona. Na equipe B do time catalão, o atacante fez apenas seis jogos e não agradou, sendo emprestado na sequência ao Córdoba, da Espanha.

Sem conseguir permanecer na Europa, Gabriel Novaes retornou ao Brasil e acumulou mais dois empréstimos antes do fim do contrato com o São Paulo: atuou por Bahia e Juventude até acertar contrato com o Bragantino.

Gabriel Novaes passou pelo Barcelona B após a Copinha de 2019 — Foto: Reprodução/Instagram Gabriel Novaes

No time de Bragança Paulista, foram 38 jogos entre 2021 e 2022, com apenas três gols marcados. Em 2023, acabou emprestado ao Goiás. No ano passado, atuou na Ponte Preta na disputa da Série B do Brasileiro. Gabriel Novaes tem contrato com o Bragantino até maio de 2026, mas ainda não tem destino certo na atual temporada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lateral campeão pelo Botafogo detona ex-treinador do clube: “Horroroso“

Lateral-direito do Botafogo entre 2021 e 2024, Rafael fez duras críticas ao treinador Bruno Lage,…

Di Fanti é o primeiro reforço do Jaraguá na temporada – LNF

Goleiro estava no Cascavel | | Foto: Cascavel Após manter a base campeã da LNF…

Neymar concorda com Cristiano Ronaldo: “Saudita é melhor que o Francês“

A chegada de Neymar ao Al-Hilal no verão de 2023 seguiu os passos de superestrelas…