Gonzalo Pérez Jácome, prefeito da cidade de Ourense, no norte da Espanha, fez um comentário racista nas redes sociais após a derrota e eliminação do Real Madrid para o Arsenal, nesta quarta-feira (16), nas quartas de final da Champions League.
“Que o Real Madrid tenha pensado que, pelo fato de contratar muitos jogadores negros isso marcaria uma diferença física nas partidas, é não ter nem ideia de futebol e nem de atletismo”, publicou Jácome no X depois do jogo.
⚽ Que el @realmadrid haya pensado que, por el hecho de fichar a muchos jugadores negros, marcaría la diferencia física en los partidos, es no tener ni idea de fútbol ni de atletismo
— Gonzalo Pérez Jácome -Alcalde de Ourense- (@gonzalojacome) April 16, 2025
O comentário tem cunho racista porque limita a análise sobre os atletas negros a seus atributos físicos, sem considerar as capacidades técnicas dos jogadores.
A publicação do prefeito de Ourense já tem mais de mil repostagens e 5 mil curtidas.
O Real Madrid foi eliminado da Champions League ao perder por 2 a 1 para o Arsenal, nesta quarta, no Estádio Santiago Bernabéu, pelo jogo de volta das quartas de final. Na ida, em Londres, os espanhóis já havia sido derrotados por 3 a 0.
O gol solitário do time de Carlo Ancelotti na série contra os Gunners foi marcado por Vinicius Júnior.