Presidente da FPF analisa ano do futebol paulista e alerta sobre domínio carioca

O ano de 2024 foi histórico para as equipes do Rio de Janeiro. Com o Botafogo campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, Flamengo da Copa do Brasil e Fluminense da Recopa Sul-Americana, os cariocas conquistaram os principais campeonatos desta temporada.

A hegemonia pode ser vista, principalmente, na Libertadores. As últimas três edições foram vencidas por equipe do Rio. Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (15), Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, afirmou que esse domínio “acende uma luz de alerta” nos clubes paulistas.

“Quando um clube começa a perder espaço, um clube grande começa a ver o vizinho a ganhar títulos, nesse caso o futebol do Rio de Janeiro sendo tri campeão da Libertadores, isso acende uma luz de alerta nos outros clubes, mas faz com que o futebol, como um todo, cresça e evolua”, comentou Ricardo.

“Dá pra dizer que as coisas estão mais equilibradas. A distância não diminuiu ainda porque o futebol de São Paulo, em todas as suas divisões, tem uma representação muito maior. Mas isso é bom, isso é importante. Eu vi um torcedor do Botafogo dando uma grande declaração: ‘A minha torcida do Botafogo no Brasileirão era para chegar a 45 pontos e não cair’, e ver o Botafogo com todos os méritos conquistar uma Libertadores e o Brasileiro é saudável pro futebol”, afirmou.

Ano atípico no futebol paulista

Apesar do sucesso carioca, o presidente celebrou o retorno do Santos para a elite do futebol brasileiro, além de exaltar o acesso conquistado pelo Mirassol e a campanha sólida do Novorizontino.

“Foi um ano atípico pro futebol paulista. Foi um ano diferente, com muitos aspectos positivos, mas também com reflexões. Nós tivemos a volta do Santos à Série A do Brasileiro, nós tivemos o acesso do Mirassol, que é uma notícia ótima e que nos orgulha. Tivemos a tristeza de ver o Novorizontino, que esteve no G4 o campeonato inteirinho e na rodada que ele não podia estar fora, deixar escapar o acesso”, disse o presidente da FPF.

Ricardo também destacou um capítulo triste na história do futebol paulista: Guarani, Ituano e Ponte Preta foram rebaixados à Série C.

“Tivemos o rebaixamento de três equipes da série B para série C: Guarani, Ituano e Ponte Preta. Isto nos preocupa […] então a gente vai precisar, em conjunto com os clubes como fazemos sempre, analisar, verificar as causas, os motivos e, junto com eles, ajudar a colaborar para que no futuro isso não aconteça como aconteceu esse ano. Foi muito forte três clubes [paulistas] entre os quatro rebaixados da B para C”, finalizou.

CNN Esportes S/A

Com Reinaldo Carneiro Bastos, o CNN Esportes S/A chega à 76ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Umuarama e Marreco ficam no empate pela 20ª rodada da LNF Cresol 2025 – LNF

Nesta terça-feira (9), o Umuarama empatou com o Marreco pelo placar de 3 a 3,…

Corinthians bate o Dracena e retorna ao caminho das vitórias na LNF – LNF

O Corinthians entrou em quadra nesta terça-feira pela 20ª rodada da Liga Nacional de Futsal…

Guia Brazuca Cearenses Sub-13 e Sub-15: conheça as maiores joias do estado

Os talentos mais jovens do Ceará começam a se apresentar ao país com a disputa…