A polêmica envolvendo a possível saída de Kauan Basile do Santos parece ter sido encerrada. Nessa segunda (05), o presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, anunciou que a promessa de 13 anos assinou contrato de formação por três anos, evitando uma transferência para o Athletico-PR.
O vínculo tem validade até 3 de março de 2028. Além da assinatura, o Santos manifestou ao Movimento dos Clubes Formadores, associação formada por diversos clubes brasileiros, que não tem o interesse de negociar o jogador. Nas redes sociais, Marcelo Teixeira reforçou a decisão:
“A base do Santos é alicerçada sobre confiança, trabalho e família. Hoje, oficializamos o contrato de formação de Kauan Basile ao lado de seus pais. Formar atletas, fortalecer famílias e transformar vidas sempre foi uma prioridade em todas as nossas gestões”, escreveu Teixeira no Instagram.
Kauan Basile virou assunto nos últimos dias após uma visita ao CAT do Caju, centro de treinamentos do Athletico-PR, no sábado (03). Segundo a jornalista Monique Vilela, o jogador e sua família foram recebidos por Márcio Lara, diretor financeiro do Furacão, que apresentou a estrutura rubro-negra.
O jovem de 13 anos rompeu o contrato com a NR Sports, empresa do pai de Neymar que geria sua carreira. Agora, ele é agenciado por um fundo atrelado ao Banco BMG, comandado por Ricardo Guimarães. A troca colocou a direção do Santos em alerta, mas após a visita, uma reunião garantiu o futuro alvinegro para o jovem.
Kauan Basile é considerado a grande promessa da base do Santos. Aos 13 anos, ele já atua em categorias superiores, tendo recordes de gols marcados em categorias do Paulistão de base e títulos com gol na final, como a Alcans Cup Sub-14 de 2025.