Ranking da Conmebol tem time brasileiro como último colocado; veja a lista

A Conmebol divulgou ranking atualizado dos clubes que já disputaram competições Sul-Americanas. O River Plate voltou à liderança do ranking ao chegar até a semifinal da Libertadores da edição 2024, ultrapassando o Palmeiras, que caiu nas oitavas e agora é o segundo.

Na última colocação, está o Joinville, na posição número 280.  O levantamento, que leva em consideração histórico e performance dos clubes em competições da Conmebol, dá nota 1,5 para a única participação do JEC em uma Copa Sul-Americana, que aconteceu em 2015.

Na ocasião, o time treinado por PC Gusmão jogou duas vezes contra o Athletico-PR na segunda fase do torneio. O Joinville perdeu a primeira partida em Santa Catarina por 2 a 0 e encerrou sua passagem com outra derrota, desta vez por 1 a 0, na capital paranaense.

Lista traz Joinville como último colocado no Ranking da Conmebol
Lista traz Joinville como último colocado no Ranking da Conmebol • Reprodução/Conmebol

O Ranking 

A lista serve como base para a divisão dos potes nos sorteios dos grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana, evento que ocorrerá em março de 2025, após as fases preliminares das duas competições.
A liderança é do River Plate, que ultrapassou o Palmeiras, que ostentava a primeira colocação desde 2023. Os brasileiros haviam tomando a posição dos argentinos na lista do ano passado. O Flamengo é o quarto no geral, segundo entre os brasileiros.

Nesta quinta-feira (19), a confederação Sul-Americana de futebol sorteia os confrontos das três primeiras etapas da Libertadores, que terá os brasileiros Corinthians e Bahia jogando a partir da segunda fase.

Devido ao ranking, os paulistas estarão no pote 1 e os baianos no 2 (eles não podem se enfrentar na fase 2, apenas na fase 3 a depender do chaveamento).
O sistema de pontuação do ranking é complexo. O campeão da Libertadores ganha mil pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960.

O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.

O ranking anual de clubes da Conmebol é diferente daquele criado pela Fifa para definir os classificados da América do Sul para a disputa do Super Mundial de Clubes, em 2025, nos Estados Unidos.

A América do Sul tem seis vagas, quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo) e duas por meio do ranking específico para a competição, com outra pontuação, que classificou os argentinos River Plate e Boca Juniors.

Campeão da Libertadores em 2024, o Botafogo pulou para a 21ª colocação. O time será cabeça de chave no sorteio dos grupos em março por ser o atual detentor da taça.

Veja os 20 primeiros colocados do ranking de clubes da Conmebol:

  1. River Plate-ARG
  2. Palmeiras
  3. Boca Juniors-ARG
  4. Flamengo
  5. Peñarol-URU
  6. Nacional-URU
  7. Atlético
  8. São Paulo
  9. Athletico-PR
  10. Fluminense
  11. Grêmio
  12. Racing-ARG
  13. Olimpia-PAR
  14. LDU-EQU
  15. Inter
  16. Libertad-PAR
  17. Independiente Del Vale-EQU
  18. Corinthians
  19. Santos
  20. Cerro Porteño-PAR

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sósia de Gabigol revela se marcará presença em apresentação do Cruzeiro

Sósia de Gabriel Barbosa, “Gabigol da Torcida” garantiu presença na “Apresentação Cabulosa” do Cruzeiro no…

Guardiola abre o jogo sobre futuro do meia De Bruyne no Manchester City

O Manchester City precisa avaliar a forma física e o desempenho do meia Kevin De…

Jornalista revela por quanto Textor deseja vender Luiz Henrique, do Botafogo

Após a temporada histórica de 2024, o Botafogo manifestou o desejo de contar com Luiz…