A Conmebol divulgou ranking atualizado dos clubes que já disputaram competições Sul-Americanas. O River Plate voltou à liderança do ranking ao chegar até a semifinal da Libertadores da edição 2024, ultrapassando o Palmeiras, que caiu nas oitavas e agora é o segundo.
Na última colocação, está o Joinville, na posição número 280. O levantamento, que leva em consideração histórico e performance dos clubes em competições da Conmebol, dá nota 1,5 para a única participação do JEC em uma Copa Sul-Americana, que aconteceu em 2015.
Na ocasião, o time treinado por PC Gusmão jogou duas vezes contra o Athletico-PR na segunda fase do torneio. O Joinville perdeu a primeira partida em Santa Catarina por 2 a 0 e encerrou sua passagem com outra derrota, desta vez por 1 a 0, na capital paranaense.
O Ranking
A lista serve como base para a divisão dos potes nos sorteios dos grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana, evento que ocorrerá em março de 2025, após as fases preliminares das duas competições.
A liderança é do River Plate, que ultrapassou o Palmeiras, que ostentava a primeira colocação desde 2023. Os brasileiros haviam tomando a posição dos argentinos na lista do ano passado. O Flamengo é o quarto no geral, segundo entre os brasileiros.
Nesta quinta-feira (19), a confederação Sul-Americana de futebol sorteia os confrontos das três primeiras etapas da Libertadores, que terá os brasileiros Corinthians e Bahia jogando a partir da segunda fase.
Devido ao ranking, os paulistas estarão no pote 1 e os baianos no 2 (eles não podem se enfrentar na fase 2, apenas na fase 3 a depender do chaveamento).
O sistema de pontuação do ranking é complexo. O campeão da Libertadores ganha mil pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960.
O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.
O ranking anual de clubes da Conmebol é diferente daquele criado pela Fifa para definir os classificados da América do Sul para a disputa do Super Mundial de Clubes, em 2025, nos Estados Unidos.
A América do Sul tem seis vagas, quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo) e duas por meio do ranking específico para a competição, com outra pontuação, que classificou os argentinos River Plate e Boca Juniors.
Campeão da Libertadores em 2024, o Botafogo pulou para a 21ª colocação. O time será cabeça de chave no sorteio dos grupos em março por ser o atual detentor da taça.
Veja os 20 primeiros colocados do ranking de clubes da Conmebol:
- River Plate-ARG
- Palmeiras
- Boca Juniors-ARG
- Flamengo
- Peñarol-URU
- Nacional-URU
- Atlético
- São Paulo
- Athletico-PR
- Fluminense
- Grêmio
- Racing-ARG
- Olimpia-PAR
- LDU-EQU
- Inter
- Libertad-PAR
- Independiente Del Vale-EQU
- Corinthians
- Santos
- Cerro Porteño-PAR