Único site do país com cobertura nacional e internacional sobre futebol de base, o Portal Brazuca apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros.
O Ranking DaBase, criado em 2016, é o único levantamento de performance das categorias de base no Brasil. Ele mede o desempenho de clubes em torneios oficiais, destacando os maiores formadores de talentos.
Além de servir como termômetro para o cenário do futebol de base brasileiro, o ranking também impulsiona a visibilidade e valorização dos jovens atletas e profissionais deste ecossistema, influenciando contratações e novos investimentos nas categorias de formação.
São mais de 200 campeonatos de base contabilizados no levantamento. Levam-se em conta todos os Estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada Federação, do sub-11 ao sub-21, assim como as copas, além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais.
Levando-se em consideração apenas os clubes da Região Sul, o Estado do Rio Grande do Sul se sobressai, com os dois primeiros colocados: Grêmio e Internacional. Além deles, apenas o Athletico-PR também já está com mais de mil pontos conquistados.
Ao todo são 52 associações que conseguiram pontuar desde 2016 (cinco a mais que na última atualização). Confira o ranking atualizado da Região Sul:
- Grêmio-RS = 1967;
- Internacional-RS = 1389;
- Athletico-PR = 1241;
- Coritiba-PR = 646;
- Avaí-SC = 643;
- Criciúma-SC = 466;
- Juventude-RS = 453;
- Chapecoense-SC = 423;
- Paraná Clube-PR = 232;
- São José-RS = 199;
- Novo Hamburgo-RS = 134;
- Figueirense-SC = 103;
- Azuriz-PR = 98;
- Londrina-PR = 86;
- Operário-PR = 81;
- Progresso-RS = 77
- PSTC-PR = 70;
- Tubarão-SC = 58;
- Barra-SC = 56;
- Brasil de Pelotas-RS = 52;
- Irmã Carmen Casa Lar-SC = 49;
- Hope Internacional-PR = 42;
- Juventus Teutônia-RS e Marcílio Dias-SC = 33;
- Hercílio Luz-SC = 24;
- Cruzeiro de Santiago-RS = 22;
- Cruzeiro de Cachoeirinha-RS e Verê-PR = 17;
- Concórdia-SC, Nação-SC e Soledade-RS = 15;
- Joinville-SC e Novo Horizonte-RS = 14;
- Aimoré-RS, FC Cascavel-PR, Gramadense-RS, JMalucelli-PR e Lajeado-RS = 13;
- Cruzeiro do Sul/Manchister-SC, Genoma Santa Cruz-RS, Guarani-SC, Iraty-PR, Laranja Mecânica-PR, NFC-SC, Oriente-RS, Sulbrasil-RS e Trieste-PR = 11;
Grêmio Maringá-PR, Igrejinha-RS, Metropolitano-SC, RS-RS e UNIFAFC/Postemar-PR = 10.
Clique aqui e confira o RANKING DABASE NACIONAL, que contempla todas as agremiações que pontuaram de 2016 até aqui. Para saber e entender os critérios de pontuação, clique aqui.