• Home
  • Futebol Geral
  • Real Madrid x Barcelona: veja como as equipes chegam para o clássico

Real Madrid x Barcelona: veja como as equipes chegam para o clássico

Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado (26), às 16h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, casa da equipe Merengue. As equipes disputam a liderança da LaLiga, em jogo válido pela 11ª rodada da competição.

A equipe de analistas da Mediacoach, plataforma de estatísticas avançadas da LaLiga, examinou o desempenho das duas equipes, destacando os fatores que podem fazer a diferença no El Clásico.

A plataforma coletou mais de 3,5 milhões de dados por partida.

Estatísticas do confronto

No quesito ofensivo, a principal diferença entre as equipes está na eficiência em converter chances em gols. O Barcelona tem a melhor taxa de conversão do torneio, precisando de apenas cinco finalizações para marcar um gol, enquanto o Real Madrid necessita de oito.

Essas estatísticas também se refletem no nível individual. Robert Lewandowski já marcou 12 gols, o dobro de Kylian Mbappé, mesmo tendo menos finalizações que o francês.

A precisão do polonês resulta em 30% de seus chutes se transformando em tentos, em comparação com os 14% de Mbappé.

Em relação a posse de bola, as equipes estão entre os três primeiros da LaLiga em porcentagem de posse, iniciativa de jogo, passes por posse e ritmo de circulação.

Parte defensiva

Na parte defensiva, a principal diferença entre as equipes é a capacidade de recuperar a bola rapidamente. Os merengues estão na oitava posição no ranking de ritmo de recuperação, enquanto o time catalão lidera, recuperando a bola próximo ao gol adversário de maneira mais eficiente.

O Barcelona é o time que sofre menos finalizações na competição. Em contraste, o Real Madrid é o time que mais bloqueia chutes, ocupando a primeira posição, enquanto o Barça está em 13º.

Gols no segundo tempo

Analisando os gols, o Real Madrid sofreu 6 dos 7 gols no segundo tempo, sendo o time com a maior porcentagem de gols sofridos na segunda etapa. No ataque, a equipe marcou 16 dos 21 gols no segundo tempo, sendo o segundo time que mais marcou nesse período.

O Barcelona começou perdendo em apenas 30% dos jogos e sempre venceu quando saiu na frente durante a partida.

Já o Real Madrid teve dificuldades em administrar suas vantagens, vencendo apenas seis dos oito jogos em que saiu à frente.

Qualidade individual

Mbappé é o líder em finalizações, enquanto Lewandowski é o primeiro em finalizações ao gol. Valverde se destaca na recuperação de bolas, e Rodrygo e Vinicius Jr. estão entre os melhores em passes no último terço.

Do lado do Barcelona, Raphinha é o jogador com mais ações de alto impacto, seguido por Lamine Yamal, o maior assistente da liga, com seis assistências e 10 participações em gols nesta temporada.

Raphinha também lidera em assistências para finalizações e é o terceiro maior cruzador da competição. Ele ocupa a terceira posição em finalizações e finalizações ao gol, tendo participado diretamente de 9 gols (marcando cinco e dando assistência em quatro).

LaLiga

O Barcelona lidera o campeonato com 27 pontos, o Real Madrid vem logo em seguida com 24. A equipe comandada por Ancelotti vem de três vitórias consecutivas, a última pela Champions League onde venceu o Borussia Dortmund de virada por 5 a 2, com hat-trick de Vinícius Jr.

O Barça chega para o clássico depois de ser derrotado pelo Bayern de Munique também pela Champions League. Na LaLiga, o time catalão tem quatro vitórias seguidas, e vai à casa do rival com objetivo de se manter no topo da tabela.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Há dez anos, pacotão de reforços do Cruzeiro tinha Arrascaeta e mais sete nomes

O Cruzeiro começou 2025 sendo o time mais ativo no mercado até aqui, e já…

Após sete jogos, James Rodríguez vai deixar o Rayo Vallecano, diz jornalista

A passagem de James Rodríguez pelo Rayo Vallecano tem tudo para ser tão curta quanto…

James Rodríguez jogou mais pela Colômbia do que por clubes em 2024

James Rodriguez, meia do Rayo Vallecano, não deve mais vestir a camisa do clube espanhol.…