Presidente eleito para o triênio 2025-27, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, fará mudanças na estrutura do departamento de futebol do Flamengo. A primeira delas deve ser a efetivação de José Boto, português de 58 anos, como diretor do clube. Já há um acordo encaminhado entre as partes.
Bap, que venceu o pleito na última segunda (9), tomará posse do cargo no próximo dia 18, e, por isso, ainda não divulgou as primeiras medidas da gestão. Além disso, José Boto é diretor esportivo do NK Osijek, da Croácia. Antes de ser anunciado pelo Flamengo, precisa encerrar seu vínculo.
José Boto iniciou sua carreira como treinador no Loures, time de sua cidade natal em Portugal. Depois, trabalhou no Sacavanense e Benfica, onde migrou para a função de observador.
Em 2010, tornou-se chefe do departamento de scout do Benfica, função a qual se destacou e criou uma conexão com o futebol sul-americano.
Por isso, mesmo sem experiência profissional no Brasil, o Flamengo confia que José Boto não terá problema de adaptação ao trabalho no país.
Na gestão de Boto, o Benfica “pinçou” joias como Ederson, David Luiz, Ramires e Ángel Di Maria, atletas que tiveram sucesso em campo e renderam grandes cifras ao clubes português.
Depois de oito anos de trabalho no Benfica, Boto foi contratado como diretor esportivo do Shakhtar Donnestk, da Ucrânia, onde trabalhou até 2021 e manteve a conexão com atletas brasileiros.
Nas últimas temporadas, José Boto foi diretor esportivo do Paok, da Grécia, entre 2021 e 2023, e assumiu o cargo no NK Osijek, da Croácia, em janeiro de 2024.