Tricolor disputou a Mercedes-Benz Junior Cup Sub-19, organizada pelo time alemão, como primeira ação do acordo
São Paulo FC e VfB Stuttgart-ALE firmaram uma parceria visando o intercâmbio de conhecimento e de jogadores e a aproximação entre os clubes. O acordo inclui visitas dos atletas às instalações de ambas as equipes, eventuais trocas de profissionais para períodos de treinamento e a participação das equipes em jogos amistosos no Brasil e na Alemanha.
“Essa parceria com o Stuttgart será mais um importante passo para a nossa entrada no mercado europeu e para a internacionalização da marca. Presente em nosso DNA, o trabalho com a base é fundamental para o futuro do São Paulo”, disse o presidente do São Paulo, Julio Casares.
Em junho, representantes do Stuttgart passaram dez dias no CFA Laudo Natel, em Cotia, para conhecerem o local e a dinâmica de trabalho dos profissionais do Tricolor. Neste período, o clube europeu fez uma proposta de parceria com o Tricolor, através de um dos representantes da equipe, o ex-jogador Cacau, brasileiro naturalizado alemão.
Um grupo de 15 atletas está na Alemanha para conhecer as estruturas do clube e também participar de palestras sobre filosofia de trabalho das categorias de base do clube, nutrição, dentre outros assuntos, além de diversos eventos com o clube alemão. Nesta terça-feira, o Tricolor fará um amistoso contra o time Sub-19 do Stuttgart, em campo oficial, no Centro de Treinamento do Stuttgart.
“É super importante a base ter essa troca de informação, interagindo com outras culturas e estilos de futebol. Sem dúvidas, será enriquecedor para os atletas e fará com que eles evoluam em todos os sentidos”, comentou o Diretor-Adjunto das categorias de base do Tricolor, Douglas Schwartzmann.
Sobre o Stuttgart
Fundado em 9 de setembro de 1893, o Stuttgart conquistou o Campeonato Alemão cinco vezes. O último título foi em 2007, com dois brasileiros, Cacau e Antonio da Silva, tendo participações decisivas na competição. Ao longo de sua história, o clube contou com brasileiros que tiveram grande sucesso em suas trajetórias pela agremiação, como, por exemplo, o ex-volante Dunga, capitão do tetracampeonato da seleção brasileira na Copa de 1994. O zagueiro Bordon, revelado pelo Tricolor; o atacante Élber, com passagens pela Seleção Brasileira; e o atacante Cacau, que naturalizou-se alemão e disputou a Copa do Mundo de 2010, também são exemplos de brasileiros que jogaram pelo Stuttgart.
Sobre o São Paulo Futebol Clube
Fundado em 25 de Janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a com conquistas em todos os torneios de futebol já disputados e a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005). É o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América, troféu mais importante do futebol no continente americano. Com uma base de cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.