O São Paulo recebe nesta quinta-feira (10) o Alianza Lima, no MorumBIS, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O duelo começa às 21h30.
Enfrentar os peruanos no torneio continental não é uma novidade para o Tricolor, afinal as equipes já disputaram quatro confrontos na competição. Mas um deles, justamente o primeiro na história, foi especial na vida e na carreira do maior ídolo são-paulino, Rogério Ceni.
O São Paulo, que não jogava a Libertadores desde 1994, estreou na edição de 2004 contra o Alianza, em Lima.
No duelo disputado no Estádio Nacional, o Tricolor abriu o placar com Rogério Ceni, de falta, aos 22 minutos da etapa inicial. Um gol histórico, pois foi o primeiro do goleiro-artilheiro em partidas da Copa Libertadores.
Logo depois de ficar em vantagem, porém, os donos da casa empataram com Vilchez, de cabeça. A equipe peruana era treinada na época pelo argentino Gustavo Costas, hoje treinador do Racing e atual campeão da Sul-Americana.
Apesar da pressão do Alianza Lima, o São Paulo marcou o segundo já na etapa final. Fabão aproveitou rebote após finalização de Luis Fabiano e cabeceou para dar a vitória ao time, então comandado por Cuca.
Na partida do MorumBIS, também pela fase de grupos, o Tricolor venceu por 3 a 1, gols de Luis Fabiano (2) e Marquinhos.
As equipes voltariam a se enfrentar pelo torneio continental em 2007, novamente com duas vitórias brasileiras: 4 a 0 no MorumBIS, e 1 a 0 em Lima.
Ao longo de sua carreira, Rogério Ceni anotou um total de 14 gols em Copas Libertadores. O primeiro, inesquecível para o goleiro, aconteceu naquele 11 de fevereiro de 2004, contra o Alianza Lima, adversário que o clube reencontrará nesta noite.