Por Gustavo Manhago | GZH
• Porto Alegre | RS
O sonho de levantar a Copa do Mundo feminina pela primeira vez para o Brasil já tem os passos iniciais definidos. A Fifa sorteou os grupos da primeira fase do Mundial nesta segunda-feira (15), em Taguig, na região metropolitana de Manila.
Como líder do ranking, a seleção brasileira ficou entre as cabeças de chave e caiu no Grupo D. Na primeira fase, a partir de 21 de novembro, o Brasil vai encarar a Itália, o Irã e o Panamá.
Confira, abaixo, os principais destaques dos adversários da seleção brasileira.
Grupo do Brasil
Itália
Sétima colocada no ranking da Fifa, a Itália será a principal adversária brasileira na luta pelo primeiro lugar do grupo. A seleção se classificou com a terceira vaga da Uefa — União Europeia das Associações de Futebol, atrás apenas de Portugal e Espanha. O time é treinado por Francesca Salvatore e entre as titulares a goleira Ana Sestari é uma das destaques. Ela é gaúcha, de Progresso, e se naturalizou italiana.
Irã
Outra seleção que está no Top 10 do ranking da Fifa de futsal feminino. O Irã aparece na nona colocação. Elas foram as terceiras colocadas nas Eliminatórias da Ásia, atrás de Japão e Tailândia. Gholami e Torkaman são as melhores do time que pela primeira vez levará as iranianas a uma competição da Fifa.
Panamá
As panamenhas ocupam a 79ª posição no ranking da Fifa e deverão sofrer na fase de grupos. O time foi vice-campeão do Torneio Eliminatório da Concacaf — confederação que reúne os países das Américas do Norte, Central e do Caribe. Kenya Rangel é o principal nome da equipe.
A tabela da fase de grupos ainda vai ser divulgada pela Fifa. Mas a tendência é de que o Brasil estreie contra o Irã, depois pegue a Itália e fecha a primeira fase contra o Panamá. Os dois melhores times na classificação passam às quartas de final.
Outras chaves
Grupo A
Filipinas, Polônia, Argentina e Marrocos
Grupo B
Espanha, Tailândia, Colômbia e Canadá
Grupo C
Portugal, Japão, Nova Zelândia e Tanzânia