Thiago Cantador aposta em disciplina para o sucesso

Thiago Luiz Cantador, de 15 anos, é um jovem zagueiro que vem se destacando no cenário do futebol de base paranaense. Natural de Balneário Camboriú (SC), o atleta defende atualmente o São Joseense e chamou a atenção em uma partida do Campeonato Paranaense Sub-15 diante do Athletico Paranaense, quando, apesar da derrota (3a0), teve atuação elogiada.

A trajetória de Thiago no futebol começou cedo. Aos quatro anos, ele iniciou no futsal pela AABB/Coritiba, em Curitiba (PR), projeto vinculado ao Coritiba Foot Ball Club. Com sete anos, se tornou um atleta federado, e deu sequência ao desenvolvimento nas categorias de base no Athletico Paranaense, onde chegou aos 11 anos. Em 2025, foi convidado a integrar o São Joseense, onde atua atualmente.

O início da jornada no futebol foi no futsal – Foto: Arquivo Pessoal

Thiago é um defensor nato. Destro, ele desempenha funções de zagueiro, lateral-direito, lateral-esquerdo e volante. Mas a principal inspiração da joia vem do ataque: Cristiano Ronaldo. Do português, o jovem destaca a persistência como referência para a própria carreira. “CR7 é um cara muito disciplinado que treinou muito para chegar onde chegou. Eu me espelho nele”, afirmou.

Entre os momentos mais marcantes da carreira até aqui, Thiago cita a convocação para a seleção de futsal de Curitiba e a conquista do título estadual de seleções. “Com certeza, quando fui convocado para a seleção de futsal de Curitiba e conquistei um grande título, campeão estadual de seleções. Outro momento foi quando entrei para as categorias de base do Athletico Paranaense”, relatou.

A rotina intensa do atleta é equilibrada entre treinos diários, jogos aos finais de semana, academia para fortalecimento físico e estudos. “Treino todos os dias, jogo no final de semana também, faço academia para melhorar o físico. Tento levar os estudos muito a sério, com notas boas, e faço curso de inglês”, destacou.

Sobre lidar com os desafios da formação esportiva, Thiago é direto: “Graças a Deus, tenho uma cabeça muito boa com as cobranças. No mundo do futebol, aprendi a lidar com os desafios muito bem”.

O objetivo do jovem é claro: tornar-se jogador profissional, representar a seleção brasileira ou italiana em uma Copa do Mundo e disputar grandes competições, como a Champions League.

Cantador tem passagem pelo Athletico - Foto: Arquivo Pessoal
Cantador tem passagem pelo Athletico – Foto: Matheus Sebenelo

Apoio familiar e valores como base para a formação

O pai, Fábio Cantador, acompanha de perto toda a trajetória do filho e reforça a importância de tornar o processo leve e saudável. “Sempre gostamos muito de futebol e coloquei meus dois filhos na escolinha, visando saúde. Mas com o Thiago começou a ficar mais sério. Não sou o tipo de pai que cobra e pressiona o filho. Eu só cobro que tudo que vá fazer, faça com amor e disciplina”, comentou.

Entre os principais desafios enfrentados, Fábio cita a necessidade de aliviar a pressão natural que existe na formação de um atleta. “Tentamos tirar o máximo da pressão, para que ele se divirta e tenha amor pelo que faz”, explicou.

Sobre o comportamento fora de campo, Fábio afirma que Thiago amadureceu muito cedo. “Ele é muito organizado e focado para chegar no seu grande sonho”, diz.

Fábio ainda reforça os principais valores passados para o filho: ética, amizade, disciplina, amor, estudo e religião. “Nossa maior missão como pais é encaminhar nossos filhos para os seus grandes sonhos. Estamos apoiando, mas sempre sendo críticos e falando a verdade”, ressaltou.

Confiante no futuro de Thiago, o pai acredita que a caminhada já mostra frutos de um trabalho consistente. “Ele tem muita raça, disciplina e é obstinado. Está trabalhando duro desde os quatro anos para realizar seu sonho. Só peço a Deus que conduza seus passos e o abençoe.”

Deixe sua opinião

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fernando Diniz é primeira opção do Vasco para substituir Carille

A demissão de Fábio Carille foi confirmada na noite deste domingo (27). O treinador não resistiu…

Com “lei do ex“, Santos perde para Bragantino e segue no Z4 do Brasileirão

O Red Bull Bragantino derrotou o Santos, em plena Vila Belmiro, por 2 a 1,…

Santos perde para o Sfera, em estreia no Paulistão Sub-20

Em um dos jogos de abertura do Campeonato Paulista Sub-20 de 2025 – Série A,…