O Papa Francisco, uma voz que reformulou a Igreja Católica, morreu aos 88 anos, segundo o Vaticano.
A morte do papa foi anunciada na manhã desta segunda-feira (21), pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Após o comunicado do falecimento do pontífice argentino, diversos clubes brasileiros prestaram homenagens.
Em publicação nas redes sociais, o Flamengo lamentou a morte do papa Francisco, reforçando sua simplicidade e fé nos anos que foi líder da Igreja Católica.
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Líder espiritual admirado por sua simplicidade, empatia e defesa dos mais humildes, deixa um legado de fé, compaixão e humanidade que transcende fronteiras. Nossos sentimentos a todos que se inspiraram em sua mensagem de paz”.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Líder espiritual admirado por sua simplicidade, empatia e defesa dos mais humildes, deixa um legado de fé, compaixão e humanidade que transcende fronteiras. Nossos sentimentos a… pic.twitter.com/HjhllnfiTW
— Flamengo (@Flamengo) April 21, 2025
O Corinthians também prestou homenagens a Francisco, o chamando de “papa do povo”.
“Descanse em paz, Papa Francisco. O Sport Club Corinthians Paulista presta homenagem ao Papa do Povo”.
Descanse em paz, Papa Francisco. 🖤
O Sport Club Corinthians Paulista presta homenagem ao Papa do Povo. pic.twitter.com/GbeoKWUoPX
— Corinthians (@Corinthians) April 21, 2025
O São Paulo foi outro clube brasileiro que se solidarizou com a perda do papa.
“O São Paulo Futebol Clube lamenta o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. Nossos sinceros sentimentos”.
O São Paulo Futebol Clube lamenta o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos.
Nossos sinceros sentimentos. pic.twitter.com/Sw2ogu8dJ4
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 21, 2025
O Palmeiras relembrou o momento em que o pontífice argentino ganhou uma camisa do clube de presente, em 2017.
“Foi com grande tristeza que a Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu a notícia da morte, aos 88 anos, do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história. Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, período durante o qual se notabilizou pela humildade, usando sua voz em favor dos marginalizados e contra a intolerância. Em 2017, a nossa equipe sub-17, que participava de uma competição na Itália, presenteou o Papa com uma camisa personalizada do Maior Campeão do Brasil – Bergoglio era apaixonado por futebol e torcia pelo San Lorenzo-ARG. Que seu legado de amor, coragem e generosidade seja eterno”.
Foi com grande tristeza que a Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu a notícia da morte, aos 88 anos, do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história.
Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, período durante o qual se notabilizou… pic.twitter.com/ysOj7MRaGB
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 21, 2025
Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro também deram prestaram homenagens ao papa Francisco.
O Galo lamentou a morte do pontífice e reforçou o legado do argentino.
“É com pesar que o Atlético recebe a notícia do falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Fiel ao nome que escolheu para seu papado, acolheu minorias, priorizou os pobres e promoveu reformas importantes. O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, deixa um legado de tolerância e diálogo. Nossos sinceros sentimentos a todos os fiéis da Santa Igreja. Descanse em paz, Francisco”.
É com pesar que o Atlético recebe a notícia do falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos.
Nascido na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Fiel ao nome que escolheu para seu papado, acolheu minorias, priorizou os pobres… pic.twitter.com/y6IyXGVdYb
— Atlético (@Atletico) April 21, 2025
A Raposa manifestou condolências aos familiares, amigos e admiradores do papa.
O Cruzeiro lamenta profundamente o falecimento do Papa Francisco.
Manifestamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores. Que descanse em paz. ⭐️ pic.twitter.com/HfrbMI8d2r
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 21, 2025
Bahia, Vitória, Sport, Grêmio, Internacional, Fluminense e Santos foram outros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que também homenagearam o papa Francisco nas redes sociais.
CBF decreta luto
A CBF se manifestou sobre a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), em seu site oficial.
Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, relembrou a luta do pontífice contra o racismo no futebol.
“O papa foi um dos grandes incentivadores da luta da CBF contra o racismo no futebol e também para trabalhamos para que o esporte seja um vetor decisivo para inclusão de todos, com competições de pessoas com deficiência, indígenas e diversos setores muitas vezes marginalizados. A Declaração do Esporte para Todos nos deu ainda mais força para seguir nesta jornada. Foi fundamental o chamado do papa para as entidades esportivas, atletas e torcedores fazerem a sua parte”, disse Ednaldo Rodrigues.
A CBF decretou luto de uma semana, além de minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade.
Em setembro de 2022, Ednaldo se encontrou com o papa Francisco no Vaticano. Ele entregou uma camisa autografada da Seleção ao pontífice.
A CBF lamenta profundamente a morte do papa Francisco. De acordo com o Vaticano, Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.
O pontífice ocupou o… pic.twitter.com/wtA4bXEhZM
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) April 21, 2025