Trajetória do Palmeiras no Paulistão: de quase eliminado a finalista

O Palmeiras é finalista do Campeonato Paulista de 2025 e vai enfrentar o Corinthians na final, que começa no domingo (16). Mas a vida do Alviverde até chegar à decisão do estadual não foi fácil.

A equipe do técnico Abel Ferreira conviveu com a pressão desde a primeira fase, já que chegou à última rodada da primeira fase precisando vencer para não ser eliminada antes do mata-mata.

Relembre abaixo a trajetória do Palmeiras no Paulistão, de quase eliminado na primeira fase até chegar à final.

Primeira fase

Com o Paulistão começando antes do período comum devido ao calendário apertado de 2025, o Palmeiras alternou o time considerado titular com um time misto durante o início da competição.

O Grupo C, do qual o Alviverde fazia parte, se mostrou o mais competitivo da primeira fase. Formado por São Bernardo, Palmeiras, Ponte Preta e Velo Clube, a disputa por vaga no mata-mata foi acirrada.

A última rodada começou com o Palmeiras fora da zona de classificação e a Ponte Preta em segundo lugar, com dois pontos a mais, enquanto o São Bernardo liderava o grupo e já estava garantido na próxima fase. Dessa forma, a equipe de Abel Ferreira precisava vencer o Mirassol e secar a Macaca para não ser eliminada.

Por fim, o Palmeiras venceu o Mirassol por 3 a 2 em uma partida dramática e cheia de reviravoltas, enquanto a Ponte Preta perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 a 0 e ficou de fora por um ponto. O Palmeiras terminou a primeira fase em segundo lugar do Grupo C, com 23 pontos, seis vitórias, cinco empates e uma derrota. Já a Ponte ficou em terceiro lugar e foi eliminada com 22 pontos.

Abel Ferreira criticou o formato do Campeonato Paulista após o término da primeira fase, já que em qualquer outro grupo a Ponte Preta teria garantido a classificação com facilidade.

Quartas de final

Nas quartas de final, o Palmeiras enfrentou justamente o São Bernardo, primeiro colocado do Grupo C, mas a dificuldade da primeira fase não abalou em nada o elenco do Verdão.

No Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, o Palmeiras venceu por 3 a 0 com tranquilidade, em noite inspirada de Estêvão, que fez os dois primeiros gols da partida.

Semifinal

Na semifinal, teve Choque-Rei. Palmeiras e São Paulo se enfrentaram no Morumbis em uma partida sem muitas chances criadas, mas com polêmica de arbitragem. O único gol do jogo aconteceu de pênalti.

Aos 42 minutos do primeiro tempo, Rafael saiu jogando errado, Vitor Roque pegou a bola e caiu após sofrer toque de Arboleda. O árbitro marcou a penalidade, que revoltou os são-paulinos. Na cobrança, Raphael Veiga bateu e fez o gol da classificação para a grande decisão.

O placar de 1 a 0 se manteve até o fim e garantiu a classificação do Alviverde para a final do Campeonato Paulista.

Final

Na decisão, o Palmeiras vai enfrentar o Corinthians. Esta será a primeira vez, desde 2020, que as equipes se enfrentam em uma final estadual.

O jogo de ida será no domingo (16), às 18h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. A segunda partida será no dia 27 de março, quinta-feira, às 21h35 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.

Em caso de empate no placar agregado, a decisão do título será nos pênaltis.

Palmeiras no Paulistão 2025

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sem atuar pelo Santos, Neymar se emociona ao comprar carro de luxo; veja

Neymar está de carro novo. O craque do Santos desfilou sua 911 GT3 RS 992…

United x Tottenham: Europa League vira salvação após temporadas difíceis

Manchester United e Tottenham continuaram vivendo em seus próprios mundos paralelos, já que ambas as…

Ilze Scamparini fez “pegadinha“ com Pelé na Copa do Mundo de 1990

Destaque na cobertura da eleição do papa Leão XIV, a jornalista Ilze Scamparini, correspondente da…