A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (4). A Segunda divisão nacional chega a sua edição de 2025 com o mesmo formato dos últimos anos, mas com algumas mudanças aprovadas pela CBF.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre a Série B de 2025.
Sistema de disputa
Com 20 times e sistema de pontos corridos, como acontece desde 2006, os quatro primeiros colocados garantem acesso à Série A, enquanto os quatro piores são rebaixados para a terceira divisão.
O campeonato será disputado em turno e returno, tendo 38 rodadas ao todo.
Clubes participantes
Os 20 clubes da Série B de 2025 são: Amazonas, América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, CRB, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.
Datas
O campeonato começa nesta sexta-feira, dia 4 de abril, Goiás e Amazonas fazem a partida de abertura às 19h (de Brasília). Segundo o calendário base divulgado pela CBF, vai até o dia 22 de novembro.
Critérios de desempate
Caso dois clubes estejam empatados em pontos, os critérios de desempate acontecem na seguinte ordem: Número de vitórias; saldo de gols; gols pró (marcados); confronto direto; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos; sorteio.
O confronto direto é o resultado dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 minutos”. E, em caso de empate entre dois ou mais clubes, esse critério não será levado em consideração.
Vaga na Copa do Brasil
O campeão da Série B de 2025 vai garantir vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026. Se o campeão da Série B também for campeão da Copa do Brasil de 2025, garantindo por esse outro meio a vaga na terceira fase, a vaga direta será repassada para o vice-campeão da Série B.
Inscrição de jogadores
Os clubes que disputam a Série B podem inscrever jogadores até o dia 12 de setembro de 2025, sendo obrigatório começar o campeonato com no mínimo 30 atletas inscritos. O número máximo é de 50 inscrições.
Como acontece em todas as divisões, os jogadores só ficam liberados para atuar por um clube com o nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Além disso, um atleta só pode ser inscrito por um segundo clube na Série B se tiver atuado no máximo oito jogos pelo seu clube de origem.
Novas regras
Em março, o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série B aprovou uma série de mudanças para a temporada de 2025. As principais são a implementação de um sistema de bolas múltiplas e do protocolo de combate ao racismo.
A exemplo do que acontece na Premier League, a função do gandula na reposição das bolas será modificada. Ao todo, 15 bolas ficarão posicionadas em torno do gramado sobre cones para que o jogador possa pegar o item. Caberá ao gandula apenas a reposição das bolas nos cones. A intenção da CBF é aumentar o tempo de bola rolando
A competição também usará o protocolo antirracista da Fifa que conta com um gesto, com os braços em forma de X, para denunciar à arbitragem algum ato racista.